Laboratório de Desafios

No segundo semestre de 2019, o professor Diogo Rais se uniu à professora Maria Marinho para fundar o Laboratório de Desafios, resultante da fusão dos grupos EmpreenDireito e MackEleições. Nesta edição, foram selecionados 40 alunos, de um total de 95 inscritos. O objetivo do grupo era trazer a experiência de atores do processo eleitoral, dentre eles advogados, juízes, desembargadores e empresas, para que os alunos identificassem eventuais problemas que poderiam ser enfrentados por essas pessoas durante as eleições.

Contamos com a aplicação de métodos alternativos na pesquisa, como o mapa de empatia, para que os alunos pudessem vivenciar de maneira mais completa as necessidades apresentadas, podendo criar personas, de candidatos e eleitores, que pudessem supri-las ou, ainda, visualizar novas questões. A partir da criação desses personagens, os participantes produziram relatórios e artigos que trouxessem uma solução para aqueles problemas identificados. 

Já no primeiro semestre de 2020, o laboratório assumiu uma nova forma de pesquisar, mergulhando em aspectos mais teóricos do fenômeno da desinformação e sua regulação ao redor do mundo. Os encontros foram separados em partes expositivas dos professores coordenadores e partes práticas, onde os alunos foram encorajados, junto com suas monitoras, a selecionarem países de interesse. Essas localidades foram separadas entre os grupos e o processo de imersão foi iniciado.

Os membros dos grupos passaram, assim, a imergir na realidade, cultura e governo desses locais para entender a forma como cada país lida com a desinformação e as iniciativas de regulamentação que possam existir.  

A finalidade do grupo neste semestre foi desvendar as experiências estrangeiras , seus pontos positivos e negativos e quais lições o Brasil poderia tirar delas.